quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Descrição das Classes do Delphi - Com Exemplos

Reaprender uma determinada linguagem de programação é uma tarefa simples, mas um tanto angustiante. E é assim porque você já quer partir diretamente pra prática e às vezes fica travado em uma sintaxe simples mas que não consegue lembrar, por exemplo.
O Delphi utiliza a linguagem de programação Object Pascal, que é o Pascal com conceitos de orientação à objetos. É realmente uma linguagem muito simples, fácil de aprender e escrever, e com o ambiente visual do Delphi, fica até mesmo fácil de usar. Entretando existem centenas de componentes do programa com funcionalidades essenciais, e que no entanto requerem que o programados os conheça e saiba como aplicá-los, esta talvez a maior dificuldade para quem quer reaprender a programar.
Encontrei dois sites com descrição de várias destas componentes do Delphi e ainda mais, com as funções inseridas nestas componentes, com exemplos simples. Excelente para quem quer relembrar a sintaxe de um comando, ou lembrar como usar determinadas funções.
http://delphi.about.com/od/beginners/l/blrtlmain.htm
http://www.delphibasics.co.uk/index.html

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Drivers? Chega de dor de cabeça

Uma das coisas mais irritantes que acontecem é quando você formata uma máquina, reinstala tudo certinho, mas ficam faltando alguns drivers que deixam sem funcionar o som, ou o leitor de DVD, etc.
 
Normalmente isso acontece com computadores mais antigos ou com componentes reaproveitados.
 
Uma solução simples é usar o Driver Easy. Aplicativo que vasculha a máquina em busca de drivers incorretos ou não instalados, ou ainda de atualizações dos drivers existentes, e depois faz o download.
 
Indico este post abaixo que dá um passo-a-passo de como usar o sistema.
 

Drivers? Chega de dor de cabeça

Uma das coisas mais irritantes que acontecem é quando você formata uma máquina, reinstala tudo certinho, mas ficam faltando alguns drivers que deixam sem funcionar o som, ou o leitor de DVD, etc.
 
Normalmente isso acontece com computadores mais antigos ou com componentes reaproveitados.
 
Uma solução simples é usar o Driver Easy. Aplicativo que vasculha a máquina em busca de drivers incorretos ou não instalados, ou ainda de atualizações dos drivers existentes, e depois faz o download.
 
Indico este post abaixo que dá um passo-a-passo de como usar o sistema.
 

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Metodologias de TI e a Teoria do Caos

Nos útimos tempos me envolvi em algumas leituras sobre filosofia, e acabei descobrindo que existe uma corrente de pensadores que defende a Teoria do Caos, que seria a emergência de padrões, organizações e complexidade à partir do caos, ou ainda, como um leve ruído pode resultar em algo imprevisível, no final das contas.
 
Esta é uma idéia realmente muito estranha pois estamos acostumado a que as coisas se desorganizem quando não há um padrão dirigindo o processo, e que elas andem perfeitamente quando são guiadas. Na verdade, nem sempre é assim que funciona. Às vezes aquilo que parecia correr muito bem, chega muito mal no fim.
Isso também acontece na nossa vida, quando planejamos várias coisas, e de repente uma única pedra no caminho nos faz desviar longamente do resultado final. E outras tantas, quando nem imaginamos que algo pode acontecer, de repente uma simples postagem no twitter pode abrir um caminho iniminaginável.
 
Foi mais ou menos este cenário que imaginei ao ler um post hoje no twitter que falava sobre como existe o fanatismo dentro da área de TI aplicado por aqueles que defendem metodologias diferentes de trabalho. Que afirmam sem espaço para dúvidas que a sua metodologia é melhor, que traz benefícios em todos os casos, que deve se sobrepor às demais.
 
No mesmo momento lembrei de algumas aulas que tive na Pós-Graduação de Gerenciamento de Projetos de TI que concluí há alguns meses. Passamos uma grande parte do curso falando de PMBOK e de como devemos controlar de forma rígida os processos do projeto. Até que certo dia nos chegou um professor, o Abu, que introduziu a metodologia ágil às aulas. No início aquilo tudo parecia sem sentido e paradoxal.
 
Como conciliar uma metodologia ágil com PMBOK e tirar daí algo que funcionasse realmente. Fizemos alguns projetos em aula, conversamos sobre o assunto, mas as dúvidas permaneceram por longo tempo. Posso dizer que na verdade a temática serviu para nos fazer pensar na possibilidade de utilização destas duas formas de trabalho.
 
Concluí, ainda que prematuramente, que a idéia deve ser mesmo a de conhecer o máximo possível das possibilidades, e saber fazer um mix daquilo de forma a chegar a uma solução ideal à partir do caos que aparenta ser. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Talvez extrair um pouco de metodologia àgil, e um pouco de PMBOK nos faça atender ao cliente de maneira mais eficaz do que se adotarmos dogmaticamente apenas um caminho que pode ser desviado por uma única pedra.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mantenha a Segurança em dia.

Ok, é realmente complicado deixar o PC protegido na internet sem torná-lo um bonachão vestindo uma armadura mais pesada do que ele pode suportar.
 
Mas infelizmente é o preço que se paga para navegar realmente com alguma tranquilidade.
 
O conselho que eu dou é que cada um deve se preocupar com a segurança na mesma proporção que se importa com seus dados armazenados, ou com as informações que fornerce na rede.
 
Se o usuário costuma usar banco online com frequência, se armazena aquelas planilhas enormes com toda a vida pessoal ou da empresa documentada, se possui fotos comprometedoras, etc. é bom que ele se resguarde um pouco mais.
 
Para dormir um pouco mais tranquilo, indico este link que cita 6 programas com diferentes funções de segurança para o Windows:
 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dica para baixar Streaming de Vídeo

Para quem quer salvar na sua máquina aquele vídeo interessante do youtube ou de outro site qualquer, baixe e instale o MOVIER.
 
Excelente ferramenta, fácil e intuitiva.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Depois da Web 2.0, chegam as Empresas 2.0

É realmente impressionante até mesmo para quem é das gerações de 20 a 40 anos, a velocidade que o mundo evolui, por meio da sociedade, relacionamentos, conceitos, etc.
 
Há pouco mais de 10 anos a internet ainda era uma "coisa" alheia à grande maioria. Entretanto hoje, ela é não só fundamental, como também um instrumento de mudança do mundo.
 
A Web 2.0 marcou o início da nova fase da internet em que os usuários é quem dão as cartas, fazem e acontecem. Nesta fase as celebridades tradicionais viraram obsoletas, insignificantes, piégas. O que vale agora somos nós mesmos, fazendo o futuro chegar cada vez mais rápido.
 
Neste novo conceito, em que nós somos o que há, as empresas começam a enchergar uma forma de evoluir também nas relações de trabalho.
 
Tratar a informação de forma mais acessível à todos os interessados, facilitando o trabalho e a produção de novos conteúdos, a otimização do tempo e extraindo mais das pessoas que querem fazer e acontecer dentro do seu ambiente de trabalho, também.
 
As Empresas 2.0 estão atentas a esta nova realidade, em que os figurantes querem virar os protagonistas, e os protagonistas vão virar simples chatos do passado.
 
Chegou a nossa vez, e desta vez deixamos de ser o popular 1.0 para ser o potente 2.0. Vamos nós.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

De Volta, finalmente.

Depois de 2 anos abandonado, este blog retorna à vida.
 
Muita água passou por debaixo da ponte desde que parei de postar. Algumas mais limpidas, outras mais turvas, mas enfim, tudo serve para agregar alguns cabelos brancos e experiência.
 
Agora, em 2010, minha esposa e eu começamos a nos preparar para sermos pais.
 
Vou contar que depois de 13 anos nos cuidando, é estranho ficar todos os meses torcendo para a gravidez acontecer. A ansiedade é grande, mas felizmente a nossa maturidade nos tranquiliza sempre.
 
Em breve espero ter novidades sobre este sonho.